Isso acontece porque as paredes de barro são porosas. Dessa forma, pequenas gotas de água atravessam esses poros, indo até a superfície do recipiente. Quando essas gotas alcaçam a supérfície externa, elas se evaporam, retirando da própria jarra o calor necessário para a evaporação. Assim, haverá redução na temperatura do recipiente, e, consequentemente, da própria água.
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia
Parabéns para vocês do Blog "O Mundo Curioso da Física", gostei muito desta curiosidade apresentada por vocês. Esse é um trabalho muito interessante que vocês estão fazendo, a divulgação de um assunto tido como "chato" de uma forma que se torna atraente para o leitor leigo, este é um trabalho para se prosseguir.
ResponderExcluirMais uma vez Parabéns! Estou ansioso para ler as próximas postagens.
Adorei as postagens do blog. Esses tipos de postagem é muito atraente e esclarecedoras. Parabéns aos idealizadores por essa iniciativa brilhante e vou esperar por mais novidades desse mundo complexo da física.
ResponderExcluirParabéns meeeeeeesmo!!!
Sr. Thiago,
ResponderExcluirO texto postado é uma cópia não autorizada da obra:
Regina Pinto de Carvalho [org.] – Física do Dia a Dia, Ed. Autêntica/Gutenberg, Belo Horizonte (2003), ISBN 85-89239-04-7
A referência citada é uma cópia não autorizada da obra e já foi retirada do ar.
Solicito que a fonte correta seja citada ou que o texto seja retirado da página.
Atenciosamente,
Regina Pinto de Carvalho.